sábado, 19 de março de 2011

MEME Literário de Andréa Ávila.


Fiquei muito feliz ao ser indicada pela amiga Samanta do Blog  Vida Real da Sam por dois motivos:

1º- Admiro muito a Samanta que me acolheu com um enorme carinho, e seu lindo blog sempre com artigos de uma sensibilidade e verdade como poucos.

2º- Jamais esperava essa indicação já que sou uma aprendiz de bogueira, com um blog ainda criança (um mês de vida).

Como tenho por habito infringir algumas regras, irei aqui disponibilizar o download de alguns livros que cito no meme para pessoas que como eu conseguem e gostam de ler na tela do computador.

Vamos ao MEME então...
Existe um livro que você leria várias vezes sem se cansar? Qual?

Dibs em busca de si mesmo- Virginia M. Axline.


Ele retrata a trajetória de uma criança
com 5 anos de idade e que desde seu nascimento sofrera muito, sofrimento este,
que consequenciou um mal desenvolvimento psicossocial. Dibs fôra uma criança
rejeita pelos pais desde sua gestação, desta forma, foi privado da afetividade
paterna e materna, como também do convívio social. Este trabalho tem por objetivo
analisar o trajeto desta criança até o momento em que ela consegue, com ajuda
profissional, vencer todas essas dificuldades até então vivenciada, tomando como
subsídio os estudos de Freud, Erikson, Winnicott e Wallon, sendo que suas teorias
compreendem de maneira clara e satisfatória os conflitos pelo qual o indivíduo passa
durante o seu desenvolvimento psicossocial. Ao findar este estudo percebemos
como a falta do afeto e as deficiências deixadas pelos pais ao longo do
desenvolvimento do indivíduo comprometem o processo de personalização e de
integração social.

Se você pudesse escolher apenas um livro para ler o resto da sua vida, qual seria?

Operação cavalo de Tróia (8 volumes)- J.J.Benitez.


Operação cavalo de Tróia é o nome de uma operação secreta da Força Aérea dos Estados Unidos que em 1973 transportou dois astronautas aos anos 30 e 25 de nossa era. Uma viagem ao passado, à Palestina de Jesus de Nazaré, cujo objetivo era conhecer em primeira mão a vida, a obra e o pensamento do Filho do Homem. Os protagonistas desta viagem são Eliseu, um piloto que durante os saltos ao passado permanece quase o tempo todo no módulo espacial instalado no Monte das Oliveiras, e Jasão – o major -, que se torna a testemunha ocular da vida, Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão do Galileu.
Usando as palavras do próprio autor: "... só o futuro poderá dizer se este relato foi ou não verídico" 



Indique 3 dos seus livros preferidos:
Essa foi difícil pois, são muitos os meus favoritos.


Mentes Perigosas - Ana Beatriz Barbosa Silva.

Discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses 'predadores sociais' com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população- aquelas a quem chamaríamos de 'pessoas do bem'.


A revolução dos bichos- George Orwell 


Num belo dia, os animais da fazenda do sr. Jones se dão conta da vida indigna a que são submetidos: eles se matam de trabalhar para os homens, lhes dão todas as suas energias em troca de uma ração miserável, para ao final serem abatidos sem piedade. Liderados por um grupo de porcos, os bichos então expulsam o fazendeiro de sua propriedade e pretendem fazer dela um Estado em que todos serão iguais. 

Logo começam as disputas internas, as perseguições e a exploração do bicho pelo bicho, que farão da granja um arremedo grotesco da sociedade humana. 
Publicada em 1945, A Revolução dos Bichos foi imediatamente interpretada como uma fábula satírica sobre os descaminhos da Revolução Russa, chegando a ter sido utilizada pela propaganda anticomunista. 
A novela de George Orwell de fato fazia uma dura crítica ao totalitarismo soviético; mas seu sentido transcende amplamente o contexto do regime stalinista. 
Mais do que nunca esta pequena obra-prima da ficção inglesa parece falar aos nossos dias, quando a concentração de poder e de riquezas, a manipulação da informação e as desigualdades sociais parecem atingir um ápice histórico.



O menino do dedo verde - Maurice Druon.

Obs: Quem me indicou esse livro foi meu sobrinho quando tinha 12 anos.

Era uma vez Tistu...Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo.
"O Menino do Dedo Verde", de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas, sendo adotado em escolas do Ensino Fundamental todos os anos. Esta fábula trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia.




Indique 10 Blogs para esse meme ( lembrando que só participa quem quiser)


Link o blog que te indicou:
Obrigada pela indicação Sam, adorei participar!

18 comentários:

  1. Olá, Andréa!

    Obrigado pela lembrança em me indicar! Só não publicarei um artigo no Gerenciando Blog porque ele foge ao tema dele.

    Gostei de ver Operação Cavalo de Tróia em sua lista! É uma série de livros que acompanho desde minha adolescência, e que já li inteira mais de uma vez. Estou na expectativa para o lançamento do volume 9 que espero fechar a história. É uma ótima recomendação!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Adelson.
    Quando resolvi lhe indicar eu realmente não pensei nisso, e você está certo...O seu nome está na lista porque admiro seu trabalho e é muito provável que sem suas dicas esse Blog não existiria, só tenho a lhe agradecer por isso.
    Operação Cavalo de Tróia é realmente fantástico e envolvente por ser tão real, que bom que você gostou.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga querida !!!

    Fico feliz que tenha gostado de participar, como ainda estamos nos conhecendo achei que seria legal, saber mais mais um pouquinho sobre suas preferências !!
    Muito bonito o que escreveu a meu respeito e sobre meu blog, fico muito feliz em saber que gosta do que escrevo e que apesar do pouco contato já existe um carinho e admiração, que também sinto por você, foi como Amizade a primeira vista !! hehehe
    Me desculpe se ando um pouco ausente, o trabalho está corrido, mas sempre que puder, virei visitá-la !!
    Das suas indicações só li um, mas sem dúvidas as outras estão anotadas para futuras leituras, ontem mesmo fui à livraria e comprei algumas das indicações dos memes dos amigos !!
    Acho incrível esta iniciativa de incentivar a leitura :)
    Um super beijo e boa semana !!!

    ResponderExcluir
  4. Andréa,

    onbrigada pela indicação!!!! rsrsrs este é um meme que adoro!!!

    Operação Cavalo de Tróia, sou fascinada por estes livros e confesso que os primeiros 5 volumes já os li umas 3 vezes, esperei por anos o volume 6 e os outros.
    Amei as outras indicaçoes e vou baixar para ler (fica mais fácil no pc - apesar de adorar um livro convencional).

    Vou responder o meme, só não digo que será imediatamente, pq estou com alguns trabalhos da faculdade para entregar.

    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Sam.
    O que escrevi sobre você e seu Blog é realmente o sinto, desde o começo senti sua sensibilidade ao estar sempre disposta a ajudar e ter palavras de carinho com todos, concordo que foi amizade a primeira vista, que bom que a internet nos proporciona essas coisas.
    Quanto as minhas indicações, foi um pouco complicado escolher, sou uma leitora voraz e teria n bons livros para indicar mas, optei por livros meio que esquecidos (um dele lançado em 47 rsrsr) e nem por isso menos belos que os lançamentos, depois que postei fiquei a me perguntar o que as pessoas diriam deles, será que alguém já leu algum? Lembro que um de seus indicados foi Mentes Perigosas, é muito bom mesmo.
    Quanto aos livros: Dibs, A revolução dos bichos e o menino do dedo verde, sem medo de errar eu diria que quem lê algum deles jamais esquece.
    Se um dia você ler um desses me dê um retorno, adoraria saber a sua opinião.
    Um beijão e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  6. Oi Andrea que bom poder te conhecer um pouco mais através do seu meme literário, olha só agora vi sua postagem. Dos livros que indicou não conheço, mas o primeiro chamou minha atenção: Dibs em busca de si mesmo- Virginia M. Axline.
    ão, gosto desses temas!!

    Amiga te desejo uma bela noite!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Dona Moça. Acredite se quiser, eu li Dibs quando tinha doze anos, não entendi nada!!! bem mais tarde tornei a le-lo foi quando veio a compreensão. De seus outros livros sempre tive vontade ler a Operaração Cavalo de Tróia, e agora quero muito ler o 'Mentes Perigosas' que deve ser interessantissimo! Um beijo minha amiga tenha uma ótima noite e amanhã tornamos a nos falar.

    ResponderExcluir
  8. Querida Andréa, que maravilha de literatura a sua, amei, este blog bebê está a cada dia melhor,fico feliz por isso, parabéns, muito bom saber que temos pessoas especiais e cheias de amor para dar neste mundo virtual, rsrsrs, e quanto a Samantita, sou meio suspeta para dizer, mas é tudo verdade.
    Ela sabe fazer a coisa! hahahaha

    Beijos amiga!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kassya.
    Legal que você gostou!
    Eu também amei fazer esse MEME, além de incentivar a leitura faz com que possamos conhecer melhor os amigos através de suas indicações.
    Baixe os eBoos e não se arrependerá, para mim, ler no pc já é um hábito, já tenho mais de 300 guardados em DVD rsrsr, sou uma leitora compulsiva.
    Não tenha pressa em postar, o meu levei uma semana. Só não esquece de me avisar para eu conferir o seu ok.
    Um beijão e boa semana.

    ResponderExcluir
  10. Oi Irismar.
    Que bom receber sua visita.
    Eu adorei esse MEME Literário pois, também acho que através dessas indicações podemos conhecer melhor os amigos, além é claro de incentivar a leitura, o que é ótimo.
    Sou suspeita pois, amo todos os que indiquei mas, DIBS é especial...excelente leitura, ele fará você se emocionar, talvez até chorar, sorrir, comemorar as vitórias dele como se fossem suas..., mas principalmente lhe trará muita reflexão.
    E já que você confessou gostar desse tema vou lhe indicar outro excelente: "Sybil" de Flora Rheta Schreiber, se gosta de ler no pc eu posso lhe enviar ele, é só me avisar ok.
    Um abração e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. Olá garoto Ademar.
    Realmente ler Dibs aos 12 anos seria demais exigir sua compreensão, pelo que lembro eu li ele pela 1ª vez aos 15 anos, só não me pergunte quanto tempo faz isso ok. kkkkk
    Operação Cavalo de Tróia é fantástico, é muito real...você começa a ler e não quer parar mais.
    Mentes Perigosas é muito interessante, ele nos mostra o quanto (infelizmente) existem lobos em pele de cordeiros ao nosso redor, e nos ensina a ficarmos mais atentos em relação a certos tipos de comportamentos, vale a pena a leitura.
    Um abração parceiro.

    ResponderExcluir
  12. Estava aqui olhando os seus gostos em função da homenagem da Samanta. Eu fui um dos que li Operação Cavalo de Tróia do JJ Benitez e a Revolução dos Bichos do Orwell (1984, também, rs rs). E...surpresa! Grata surpresa! Passava ao acaso por aqui e me vejo indicado entre os blogs dessa sua postagem!
    Obrigado pela homenagem. E Feliz Dia do Bloguero!

    ResponderExcluir
  13. Oi Dani Sans.
    Que bom receber sua visita.
    Nossa...Quantos elogios rsrrrs.
    Agora falando sério, todas essas palavras de carinho trazem virtualmente muitas energias positivas que no momento são fundamentais para o meu momento atual, e também para o meu envolvimento com o Blog que está sendo o remédio que eu precisava.
    E quanto a Samanta, também sou suspeita...ela é uma garota muito especial.
    Um beijão.

    ResponderExcluir
  14. Oi Expedito.
    Fico muito feliz que você gostou da minha indicação.
    O que me levou a escolher seu nome é porque gosto muito do seu Blog, sempre que posso dou uma passadinha por lá, e aproveito a oportunidade para lhe parabenizar pelo BLOG DO PROFEX.
    Então temos gostos literários semelhantes? Isso já me deixa curiosa para saber quais serão suas indicações, se der me avise quando postar ok.
    Nossa...e eu nem sabia que hoje era o dia do Blogueiro. Parabéns para você também.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Andréa, obrigada pela indicação!
    Vou providenciar logo, é que acho que estou meio
    desnorteada com tanta coisa pra fazer.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Oi minha querida Andréa!
    Excelentes as suas indicações! Os livros são do estilo que gosto! Mentes Perigosas a Sam já tinha me recomendado para ler e agora, mais do que nunca, quero lê-lo também! rsrs
    Muito legal você colocar o link para download. Ainda não tenho esse hábito de ler na telinha, mas como o tempo tem se concentrado mais na net, acho uma ótima alternativa. Por isso, vou baixar, com certeza, pelo menos uns dois aqui que você recomendou!
    Parabéns, minha linda!
    Tenha uma ótima semana!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  17. Oi Nilse.
    Que bom você ter gostado da indicação, a minha escolha foi porque seu Blog é tão lindo, parece ser cuidado com tanto carinho que fiquei curiosa em saber mais a respeito da "Mamãe Gansa" rsrsrs, e através desse MEME além de divulgar a leitura serve para conhecermos melhor os amigos.
    Não se apresse não...eu também demorei a postar o meu, tudo tem seu tempo...
    O importante é que você topou participar, fiquei feliz com isso.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  18. Oi Jackie.
    Legal você ter gostado das indicações, a princípio temi a aceitação deles por serem livros antigos e não muito divulgados ou conhecidos mas, optei por eles porque são excelentes; Os lançamentos a mídia já se encarrega de divulgar mas estes podem até estar empoeirados nas prateleiras, esquecidos...mas quem os lê jamais esquece, são realmente marcantes.
    Mentes Perigosas é muito bom mesmo, vale a pena sua leitura, eu lembro que a Sam também recomendou ele.
    Como a muito tempo já tenho o hábito de ler no pc, tenho mais de 300 eBoos em DVD (compulsiva rsrsr), tive a idéia de disponibilizar o download por ser mais uma opção que além de ser gratuita é mais fácil de conhecer o livro andes de decidir compra-lo.
    Um beijão e boa semana para você.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós.
Participe.